quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cavernas de Lascaux - visita virtual


Vale do rio Vézère, sudoeste de França
Lascaux é um complexo de cavernas, famoso pela suas pinturas rupestres. A caverna fica na comuna de Montignac (Dordogne), a Sudoeste de Périgueux, França. Abre-se sobre a margem esquerda do rio Vézère.
Foi descoberta no dia 14 de Setembro de 1940, por quatro adolescentes: Marcel Ravidat, Jacques Marsal, Georges Agnel e Simon Coencas, que avisaram o seu antigo professor, Léon Laval. O pré-historiador Henri Breuil, refugiado na zona durante a ocupação nazi, foi o primeiro especialista que visitou Lascaux, no dia 21 de Setembro de 1940, em companhia de Jean Bouyssonnie e André Cheynier. H. Breuil foi também o primeiro a autenticá-la, descrevê-la e estudá-la. A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com 300 documentos de bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens e felinos, permite pensar tratar-se de um santuário, criado há aproximadamente 17 mil anos atrás.

Vaca vermelha com cabeça preta
Bovideos e cavalos
Pintura

A caverna foi classificada entre os Monumentos históricos de França desde o mesmo ano da sua descoberta, 1940.
Desde 1963, o complexo de Lascaux está fechado. Na época, notou-se que a presença dos 1.700 visitantes diários ameaçava as pinturas por aumentar a temperatura nas cavernas e expô-las ao dióxido de carbono resultante de sua respiração. Desde então os visitantes admiram as reproduções expostas num museu próximo das grutas.
Em Outubro de 1979 foi incluída no Património Mundial da Unesco, com outros sítios e grutas ornamentadas do vale do Vézère.

Plano das cavernas de Lascaux

2 comentários:

  1. gostaria de saber como conseguiam e de que maneira faziam as tintas?

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  2. As Cavernas de Lascaux são uma bela manifestação de arte rupestre. A perfeição da reprodução pictórica das espécies animais, deve ter resultado da demorada observação e grande experiência na arte de as representar. O homem como caçador teria um conhecimento perfeito da forma dos diversos animais. Por vezes poderiam utilizar como modelos os animais já mortos. Na confecção das tintas, os artistas da Idade da Pedra recorriam a substâncias naturais. As cores provinham da terra: ocras para o vermelho, o castanho e o amarelo, e óxido de manganés ou carvão para o preto. A fim de impermeabilizar as pinturas misturavam possivelmente a tinta com gordura animal. Para a realização das pinturas nos locais mais recônditos das grutas, os artistas utilizavam escadas rudimentares e trabalhavam à luz de pavios de musgo a flutuarem em gordura animal.
    Poderá encontrar informações mais detalhadas em qualquer bom livro de História de Arte ou na Internet.
    Saudações!

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